Comparoni

Publicidade:



A brasileiríssima Comparoni: Beleza, Regionalismo e Sustentabilidade – da Paraíba para o mundo

Comparoni é uma empresa com apenas 4 anos de existência, situada na cidade João Pessoa – PB. Podemos dizer que lá o ambiente já era propício — o estado é um dos pólos calçadistas do país — mas a história é realmente de sucesso pois, a empresa buscou como diferencial desenvolver produtos baseados em sustentabilidade e comércio justo.

No pequeno ateliê da empresa, a principal matéria prima é o algodão colorido ecológico certificado pela Embrapa (a certificação garante que o algodão realmente nasce da forma que é utilizado nas criações, sem uso de aditivos ou corantes). A partir deste, são produzidos sapatos, bolsas e outros acessórios de moda em quatro cores: verde, marrom, off white e rubi.

algodão colorido em sua forma natural e suas respectivas cores

Detalhes da marca Comparoni

O mais bacana é que em todas as criações da Comparoni existem detalhes do artesanato regional – como renda renascença (feita à mão) e bordados produzidos por uma associação de mulheres no interior do estado da Paraíba. A ampla utilização de materiais orgânicos como fios de seda, madeira, couro de peixe (geralmente Tilápia, que resulta em um acabamento com efeito similar ao couro de cobra) e até ossos bovinos, confirmam o caráter sustentável no desenvolvimento dos produtos.

 

  

  

Apesar do curto período de existência da marca, seus produtos possuem o reconhecimento de personalidades do mundo da moda a nível nacional e internacional. Em visita a cidade-berço da Comparoni, a estilista Fernanda Yamamoto conheceu e ficou admirada com o trabalho desenvolvido pela empresa – elogiando a criatividade, o processo artesanal e o foco em sustentabilidade.

na foto, Fernanda Yamamoto confere os sapatos da Comparoni desenhados pelo designer Romero Sousa (direita). Ao centro, Rosângela Comparoni, dona da marca

Sapatos possuem algodão colorido em sua forma natural e respectivas cores

A utilização do algodão colorido como matéria prima nos produtos também foi muito elogiada pelo estilista Kenzo Takada (veja aqui). Para os adoradores de curiosidades: Kenzo é dono de uma oficina que realiza tintura artesanal de lenços e echarpes, e segundo ele próprio, pretende investir em parcerias com empresas japonesas e também com o Brasil.

Bem, ele conheceu a Comparoni no stand da Natural Cotton Color – grupo reconhecido pela Apex-Brasil e Associação Brasileira da Indústria Têxtil – ABIT, que reúne oito empresas paraibanas que também produzem moda com algodão colorido – durante o Who´s Next Prêt à Porter Paris, na França. Os produtos das empresas da Natural Cotton Color também obtiveram grande destaque na Rio+20 deste ano.

stand da Natural Cotton Color no Who´s Next Prêt à Porter – Paris

Manolo Blahnik também defende o uso de matérias-primas sustentáveis e investe na chamada “fatia consciente” de consumidoras. Após 30 mil sapatos desenhados, aos 69 anos (40 de carreira) e observando a sapataria mundial do topo, é adepto dessa fortíssima tendência.

Em suas coleções sustentáveis, Manolo utiliza materiais como ráfia, cortiça e também couro de Tilápia – como acontece nos calçados da brasileiríssima Comparoni. A maior diferença realmente fica por conta do preço: aproximadamente $645,00 dólares por uma rasteirinha, enquanto na empresa Paraibana os produtos custam em torno de R$100,00. A Comparoni vende apenas para lojistas, mas os calçados da marca podem ser encontrados na Babel das Artes.
E então… Alguém ainda duvida que idéias sustentáveis não só são muito bem vindas, como são também chiquérrimas?
Na galeria: algumas fotos da coleção de Verão 2013 da  Comparoni, desenhada por Pantera Costa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade:


Compartilhe este artigo com suas amigas:

   

Curta nossa página no Facebook


Comentários através do Facebook

Um Comentário to “Comparoni”

  1. felipe
    15. Oct, 2012 at 6:07 pm #

    bela matéria, precisamos focar na sustentabilidade.
    parabens!!

Deixe um Comentário